Som na sua vida

O som é tudo aquilo que entra pelo nosso ouvido com exceção de cotonetes e outros objetos pontiagudos que dê alguma forma pareçam ser sólidos.

É uma regra simples :

Entrou não é sólido é som.

Esta frase acima é forte, parece  retirada de um poema concretista, mas em si é simples e totalmente verdadeira.

Eu desafio você a contraíra-la !

Esta variedade enorme de sons que invadem nosso ouvido todos os dias o fazem seguindo o seguinte caminho :

Som bate na porta (sua orelha).

A orelha deixa entrar e ele percorre  um corredor que começa logo depois.

No fim do corredor fica um rapaz chamado Tímpano, vulgarmente conhecido como “Membrana”, ele tem uma mania, toda vez que entra o som ele dá uma vibrada (por incrível que pareça ele vibra até quando o time adversário do seu faz gol !).

Essas vibrações chegam a uma Sra. Chamada Cóclea, pseudônimo “Corneta”.

A Cóclea é ligada ao cérebro por um cabo de telex (veja como o corpo é antigo, um cabinho nervoso, nada de fibra óptica ou transmissão wireless..) que imediatamente leva estes sons materializando-os como uma vibração que repercute em todo o nosso corpo.

O ouvido é de certa forma o principal captador do som, mas não o único, como o Som é uma vibração, nós percebemos com    todo   o   nosso corpo   e    ouvimos com o       nosso cérebro, brincadeiras à parte, existe um lado bem óbvio de toda esta história, nosso corpo responde a estímulos sonoros com uma vibração, igual ou similar a do som que recebemos, se você não notou com certeza já sentiu na pele.

Ai no meio de toda esta elucubração sonora existe uma coisa que todos nós gostamos chamada MÚSICA !

Aquele som que faz o Tímpano vibrar com ritmo e a Dona Cóclea dançar sem parar enquanto opera o Telex !

É sobre ela que quero falar agora.

A utilização da música como uma terapia dentro da nossa vida, e isso de uma maneira especial para você, nada daqueles conceitos pré-montados de se ouvir Mozart e Vivaldi para relaxar, vamos aqui procurar a sua linha sonora, montar juntos várias paradas de sucesso, cada uma voltada para um momento seu.

Cada Ser Humano responde de uma maneira diferente a estímulos vibracionais de acordo com uma intrincada cadeia que inclui seu meio ambiente, personalidade e gosto subconsciente, portanto aqui vamos fazer para você !

Já demos uma rabiscada rápida no conceito lá em cima quando falamos Carro de manha, aqui vamos aprofundar um pouco estes conceitos.

Nossas Paradas Musicais :

Vamos dividir toda a nossa coleção de Músicas (CDs, K7, Vinil, DVD…) em 4 categorias distintas :

1 – Movimento

2 – Contemplação

3 – Relax

4 – Tensão

Para isso vamos fazer um teste e assim classificar cada disco em uma categoria (quando digo disco é o conjunto de faixas que estão em uma mídia), sei que às vezes existem discos com mais de um “clima”, mas agora vamos tentar fazer de uma forma simples, se você se agradar deste exercício de auto conhecimento, então depois pode chegar aos mínimos detalhes procurando as nuances de cada faixa de sua coleção.

A música enquanto vibração cria parâmetros muito simples de reconhecimento sensorial comparativo, o que permite isolar pela sua similaridade com outras formas quais são os efeitos que realmente criam em nosso corpo.

Para isso vamos ouvir os nossos discos e classificar as sensações que eles produzem de acordo com o questionário abaixo, é importante ressaltar que existe uma diferença na sensação que a música produz e o sentimento que ela te traz, se ficou confuso eu explico melhor….

Sensação é a resposta  de nosso corpo como um todo aquele estimulo vibratório, as ondas da música refratam em nosso corpo (incluso o ouvido) e daí nasce uma sensação. O sentimento é motivado pela mente através de uma ação da memória e subconsciente, por exemplo, A música  da vitória na F1 produz em mim uma sensação de movimento para cima e um sentimento de tristeza pelas lembranças que se associaram a ela.

Lápis e papel na mão para marcar as respostas que vão permitir associar os Discos às categorias. Lembrando que quanto mais dentro do seu estado habitual você estiver quando fizer essa seleção, mais certo será o resultado.

Nosso questionário :

Associe o disco que você esta ouvindo com as perguntas abaixo, marcando em uma folha de papel as respostas que estiverem ligadas a esse disco, minha sugestão para simplificar o processo é a seguinte :

Escreva Pergunta 1 e ao lado apenas marque a letra correspondente a sua opção e repita o processo com todas as perguntas.  Depois compare suas respostas com a soma de pontos e encaixe o disco na categoria  escolhida.

 

Pergunta 1 –

Leia as frases e palavras abaixo criando imagens durante a audição do Disco, marque as 6 que mais estão de acordo com sua percepção das músicas que esta ouvindo.

A)    – Mar

B)     – Arvores

C)     – Montanha nevada

D)    – Leopardo Correndo

E)     – Elefante andando

F)     – Surfista na crista da onda

G)    – Mamãe cozinhando

H)    – Fogueira de São João

I)       – Aquário

J)      – Bouquet de Flores

K)    – Carro Correndo

L)     – Elevador Lotado

M)  – Beijo na boca

N)    – Torta doce

O)    – Tangerina

P)     – Goiaba

Q)    – Escadaria

R)    – Retrato preto e branco

S)     – Gramado

T)     – Por do sol

U)    – Lua cheia

V)     – Relógio de cuco

W)  – Sal

X)     – Formigas

Nesta pergunta a resposta vai para a categoria que teve o maior número de imagens vinculadas.

Movimento – A, H, K, O, V, X

Contemplação – C, G , I, N, R, T

Relax – B, E, J, M, S, U

Tensão – D, F, L, P, Q, W

 

Pergunta 2 –

Marque as 3 Cores que mas vem a sua mente ouvindo o disco :

A)    Branca

B)     Violeta

C)     Vermelho

D)    Azul

E)     Verde

F)     Azul claro

G)    Laranja

H)    Preto

Nesta pergunta a resposta vai para a categoria que teve o maior número de imagens vinculadas.

Movimento – C,G

Contemplação – B,E

Relax – A, F

Tensão – D,H

 

Pergunta 3 –

Marque 3 palavras que possam tornar material este Disco :

A)    Calor

B)     Metal

C)     Frio

D)    Madeira

E)     Areia

F)     Barro

G)    Água

H)    Gelo

Nesta pergunta a resposta vai para a categoria que teve o maior número de imagens vinculadas.

Movimento – A, H

Contemplação – D, G

Relax – E, F

Tensão – B, C

 

Pergunta 4 –

Quando este Disco toca você :

A)    Sente + do que ouve (seu corpo esta mais envolvido que o ouvido)

B)     Ouve + do que sente (seu ouvido esta mais participativo que seu corpo)

C)     Ouve totalmente indiferente as reações do seu corpo

D)    Sente a música só com o corpo sem prestar muita atenção ao que ouve dela

Nesta pergunta a resposta vai para a categoria que teve a resposta vinculada :

Movimento – A

Contemplação – C

Relax – B

Tensão – D

 

Agora pegue as suas 4 respostas e encaixe o Disco em uma das categorias, sendo a escolhida aquela que tiver mais respostas nas 4 perguntas, caso aja empate entre 2 ou mais categorias, tente se lembrar de qual foram às sensações mais fortes durante a reprodução e escolha esta categoria ou escolha uma das 4 perguntas e aplique a cada uma das músicas.

Empates são muito normais de acontecer, comigo artistas como Rod Stewart, Miles Davis, Django Reinhardt e Tears for Fears se encaixam em várias categorias.

 

Agora vamos Explicar estas famosas categorias !

 

1 – Movimento

São as músicas que aumentam o nosso vigor e dispersam a nossa concentração objetiva, realizando um excelente trabalho junto a  nossa concentração subjetiva.

São a trilha sonora ideal para se realizar atividades mais mecânicas como cozinhar, escrever cartas, lavar pratos,  fazer trabalhos manuais, impulsionar a criatividade em momentos de branco total radiante,  fazer lista de compras do supermercado, arrumar o armário…..

Tem como forte característica  o poder de impulsionar e gerar vigor para atividades que precisamos usar a nossa mente.

2 – Contemplação

São as músicas que reduzem a nossa atividade física (muitas vezes até baixando o nosso batimento cardíaco) e a nossa atividade mental (as idéias perdem a sua solidez e nossos pensamentos se tornam mais abstratos e não pegajosos).

São a Trilha sonora ideal para abrir os portões de nosso relax intenso como antes de dormir, antes de palestras , viagens de avião, após o banho, depois de reuniões tensas, brigas conjugais, após práticas esportivas, mudanças de fuso horário, consultórios médicos, odontológicos e psicológicos, Traffic Jam, sessão de massagem ou qualquer trabalho de relaxamento, Yoga, Meditação….

Sua característica mais forte é o desapego.

3 – Relax

São as músicas que reduzem a nossa atividade física e mantem  alerta a nossa mente objetiva sem relaxar também a subjetiva.

São a trilha sonora ideal para todas as atividades em que devemos estar relaxados e  concentrados para ter um maior proveito como sessões de fotografia, estudar para provas, conferir contas ou grandes planilhas, pintar quadros, desenhar,  correções de textos, orçamentos, escrever livros ou textos onde vamos utilizar o nosso conhecimento, pesquisas….

Sua característica mais forte é deixar o corpo relaxado e a mente alerta.

4 – Tensão

São as músicas que nós só sentimos sem conseguir conectar com elas nenhuma atividade mental focada.

São a trilha sonora ideal para atividades físicas, preparação de esforços intensos, atividades repetitivas e monótonas que não contenham risco (pintar a parede de um quarto, trocar móveis de lugar,  dançar, por exemplo) e muitas vezes para aliviar as  tensões extremamente  físicas (depois de dirigir um dia inteiro voltando da praia em um feriado, ou passar o dia no jardim cuidando da grama…) e criar animo para exercer atividades que não se esta com vontade.

Sua característica mais forte é fazer nosso corpo vibrar muito assim como tomar um pó de guaraná.

Agora que classifiquei as músicas ??

 

Vem a parte boa, você pode criar a trilha sonora da sua vida, fazendo um hit parade para cada um dos seus momentos e para isso vai usar a sua criatividade !

Quer um exemplo ?

Você acordou meio mole  é sábado e tem um jogo de Tênis marcado !

Bota aquela sua pólo vermelha com um calção branco e impulsiona um “Pumping up the Jam” no aparelho de CD, cria um momento de pura  tensão pensando  :

“Hoje vou dar todo o gás para a vitória”.

Leva o CD do Men at Work para o carro (Categoria Movimento) e vai cantando “Down Under” e “Who can it be now” até o clube.

Chega lá seja simpático dizendo bom dia para todo mundo !

Entra na quadra e dá o seu “Best shoot” !

Ganhando ou perdendo o jogo possivelmente vai ser pleno.

Outro Exemplo ?

Escolhe umas músicas bem Contemplativas e deixa como trilha sonora de seu consultório na sala de espera, recolhe todas aquelas revistas velhas de fofoca e desgraça e deixa só umas 3 ou 4 de aventura, turismo, jardinagem e bricolagem.

Deixa o som em uma altura audível que não incomode e aproveita o embalo manda pintar a parede de verde.

Quando o paciente entrar fale bom dia sorrindo e aperta a mão calorosamente.

90% do seu trabalho foi facilitado….

OK você não tem consultório é Profissional Liberal ?

Escolha 4 discos para ouvir durante o dia divididos em 2 Relax e  2 Movimento. Separe as atividades do seu dia na medida do possível deixando o período da tarde para fazer todas as cartas e revisões que tem de mandar para o cliente e o período da manha para dar todas as respostas a emails, cartas e pendências…

De manha ouça Movimento e a tarde ouça Relax…

Se tiver uma reunião importante em algum destes períodos e que vai ter o seu conhecimento posto à prova para ganhar novos clientes, opte por uma roupa preta com camisa azul clara e a gravata mais discreta que houver no armário (se for mulher esquece !), use um perfume quase insignificante e mantenha o vinco de suas roupa o mais perfeito possível. Sorria e olhe nos olhos de seu interlocutor o tempo inteiro…

Seu dia vai ser um arraso.

The last exemplo !

Sai de casa com um disco Contemplação separado para ouvir no carro, assim toda a vez que tiver um trânsito muito intenso ou você começar a achar que esta atrasado, bota e ouve alto ! Respirando e sorrindo a cada sinal amarelo.

 

Essa divisão é muito divertida também e sabe porque ?

Você começa a efetivamente ouvir toda a sua coleção de discos e o melhor sempre conectando com as músicas em um momento que você quer… 90% do meu tempo de trabalho eu estou ouvindo música e sempre com algum material pré-listado por suas características, eu cego até a comprar discos pelas categorias que acho estarem mais carentes quando tenho que optar por um entre dois…

 

Outra característica do uso do som :

Começa a cantar !

Esta é uma das melhores dicas que posso dar para ajudar você a viver melhor.

Não quero que você vire um Frank Sinatra ou Billy Hollyday, apenas que comece a usar esta tremenda ferramenta de bem estar na sua vida.

Cantar é um balsamo no mundo em que vivemos e se torna cada vez mais fácil : Aparelhos de karaokê nas mais variadas vertentes (DVD, CD de computador, Vídeo…), aparelhos de som com um botão que torna o vocal mais baixo, ou simplesmente cantarolar junto com a música ou sem nenhum acompanhamento.

Vai na Internet procura as letras das musicas que você quer cantar e não tem, imprime e boa sorte. Existem vários Kakraokes e lá você pode conhecer novas pessoas ou simplesmente se divertir a valer depois de vencer o primeiro momento de timidez.

O canto atua em todo o nosso corpo pois temos uma tendência natural a complementar o canto com a nossa expressão corporal, criando uma harmonia entre os nossos movimentos e a nossa voz, o que além de nos exercitar, relaxa a musculatura e torna nossa vida naquele momento mais alegre e divertida.

Cante sozinho, acompanhado, no carro, quarto, elevador… imite os traquejos de seu artista predileto se divirta !

Sua respiração naturalmente começa a se tornar mais longa,  sua capacidade verbal aumenta, sua postura ao falar se desenvolve, seu timbre começa a ser instintivamente modulado, sua mente se conecta com as vibrações do som procurando mimicar os sentimentos do interprete original da canção….

Se você esta procurando um hobby, meu conselho é o canto !

 

Última observação sobre som :

Os sons são muito poderosos, tenha sempre isso em mente e evite fontes de som que considere desagradáveis, não se exponha a elas  em hipótese  alguma, elas com certeza vão causar mal ao seu estado geral de animo criando irritação, falta de concentração e com isso aumentar exponencialmente os seus problemas imediatos.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s