O Tempo na sua vida

O sol nasce e fica tudo iluminado.

O sol vai embora….

A lua chega  e fica tudo banhado por uma luz prata e mais escuro.

A lua vai embora

Este período foi determinado como 1 dia.

Mais ou menos 30 desses formam um mês.

12 desses tais meses formam um ano.

Legal mão ?

Uma belíssima invenção de alguém que tinha um tempo enorme, tão enorme que perdido sem saber como aproveitar aquela imensidão resolveu criar um sistema que permitisse CONTROLAR.

O tempo é uma sistematização  muito utilizada como forma de controle das pessoas, se tornou especial na Revolução Industrial, logo nos idos quando alguém resolveu criar uma partição nele e chamou-a de “Jornada de Trabalho”, mas……..

Houve uma total falta de consenso em que tamanho deveria ter esta “Jornada de Trabalho”, e assim paises como a Inglaterra (inventora do método) começaram com 14 horas e um pequeno break de descanso, alguns minutinhos para engolir a comida , só havia regalias para crianças que trabalhavam 12…..

Os anos se passaram e descobriu-se uma palavra nova que influenciava diretamente a noção de Tempo. Produtividade. E assim com o advento da produtividade as jornadas foram se tornando mais humanas e notou-se algo espetacular, as pessoas conseguiam produzir mais quando eram melhores tratadas, e assim teoria a teoria, administrador a administrador, revolução a revolução,  Filosofia a filosofia, empresa a empresa criou-se a “Nova Jornada de Trabalho”, toda baseada nas idéias daquele Sr. Lá do 1o parágrafo que na falta do que fazer inventou a medição do tempo.

Só que …..

Existem muitas pessoas que não conseguem se entender bem nesta filosofia demarcatória de tempo e por isso utilizam frases de impacto em sua vida :

“O tempo hoje ta voando”, “Nossa não senti o dia passar”, “Preciso de um dia de 30 horas”……

Então começam após se aconselharem com alguns amigos, resolvem comprar uma bela agenda que possui um método especial de controlar o tempo….

Ai você começa a marcar em um papelzinho (que no alto esta escrito To Do) todas as tarefas do dia, mas todas mesmo (tipo dar comida para o gato, levar a Frufru no veterinário..) e recebe uma singela e sensacional instrução :

“Quando acabar o dia,  pegue todos os compromissos que sobraram e jogue para o outro dia”…..

Até que chega um fatídico Dia onde a sua página de To Do na realidade já são páginas, e o golpe final a sua organização vem na forma do gato, morto de desnutrição jogado em um canto da área de serviço próximo da maquina de lavar (você só notou por absoluta falta de roupas intimas no seu armário que a obrigaram a ir até lá…).

 

Sim, e agora  essa baboseira toda e pra me dizer que devemos fazer uma revolução obraria e acertar o cara lá em cima ??? ou você quer que eu dê uma cópia desse livro pro meu chefe ficar com pena de mim?????????????????????

Claro que não !

Eu sei que  vivemos em grupo e que temos obrigações dentro de nossa estrutura social  por isso não podemos fugir desta noção de tempo, o que quero deixar claro aqui são 3 pontos :

1 – Você não esta sozinho.

2 – Você pode mudar a sua situação.

3 – Você deve conhecer a sua estrutura de lidar com o tempo.

 

Portanto vamos agora ver juntos uma forma de aplicar todo seu Auto Conhecimento para  criar a sua forma de “Controlar o tempo” dentro da “Nova Jornada de Trabalho”. Aqui vamos falar sobre TEMPO no TRABALHO…

 

1o – Cada pessoa age, reage e pensa de uma forma diferente.

Isso aqui significa que você tem um modo de ser que determina o seu modus opernadi e por menos que possa parecer, ele já impregna toda a sua forma de realizar atividades, só que você não nota isso….. mas é bem visível para quem esta no seu circulo social.

Para descobrir a nossa forma de ação vamos juntos questionar alguns pontos :

–          Eu marco mais compromissos do que posso cumprir ?

Esta é a pedra fundamental  de todas as agendas furadas, você  tem seu escritório na Lapa, marca uma reunião no Bexiga e com um espaçinho teórico de 30 minutos marca um almoço lá em Interlagos.. Pronto ! alguma coisa já vai sobrar para o dia seguinte e seu dia começa a ficar pequeno….

Crie uma agenda que permita já na sua concepção  ser cumprida, seja realista sobre os eventos que envolvem as suas tarefas, lembre-se que existe um mundo a sua volta ! Portanto marque para 1 dia somente os compromissos passiveis de serem cumpridos e muito Importante lembre-se que toda a agenda já tem pontos fundamentais diários (entregar relatório para o chefe, visitar os pacientes no hospital, responder e-mails, follow up das visitas efetuadas na semana anterior…), compromissos já firmados e que deverão ser feitos de qualquer jeito, portanto planeje sempre tendo em vista o todo e não somente à parte que lhe parece mais imediata nesse momento.

–          Eu aceito trabalhos que sei não serão entregues no tempo que me foi dado de uma  forma satisfatória ?

Meus parabéns ! O buraco da insatisfação acabou de ser cavado por você….. Esta situação é a maior motivadora de crises temporais. Fundamento básico – Só aceite os prazos que são possíveis, lembre-se que a pessoa que mais conhece a sua capacidade é você, portanto não vá contar os seus instintos…. Eu sei que pode parecer difícil mas existe sempre uma saída que é não responder e sim se aliar à situação…. Vou te dar um exemplo bem fácil :

“O chefe entra na sua sala e dispara :

– Mark este projeto é fundamental para conseguirmos a conta da Leve lave e pegue, preciso de todos os esboços na minha mesa até amanha !

Mark ouve quieto sem retrucar o chefe que esta bem vibrante na hora de dar a ordem, sorri de forma simpática e aceita o dossiê inteiro.

Após uma  breve analise ele nota que para se criar tantas peças existem duas soluções : prazo de mais 2 dias ou incluir outras pessoas na execução do job.

Mark vai até a sala do chefe e começa uma conversa AMISTOSA  :

– Puxa, este cliente vai ser sensacional para nossa empresa, com certeza teremos uma das maiores networkings do país ! Que bom à confiança depositada na minha capacidade para criar este job. Vamos ganhar com certeza !

MAS para isso julgo importante que a apresentação esteja fantástica, e acho que preciso envolver o Henry e a Juliet, ou então ganharmos uns 3 dias a mais no prazo….”

Você notou, basta se aliar aos INTERESSES da EMPRESA e DEMONSTRAR de forma pacífica como pode se fazer MELHOR.

–          Eu tenho uma agenda dessas bem bonitas e cheia de brique braques em toda a volta ?

Joga fora. Agenda tem que ser algo que obedeça a 3 pontos fundamentais :

1 –É prática.

2 – Você entende tudo que marca nela.

3 – Ela é prática e você entende tudo que marca nela.

Eu também já comprei agenda pela capa, cor, beleza do tipo de letra, mapinhas que tem dentro, conversores de moedas em todas as línguas, fases da lua….. e para ser sincero nenhuma funcionava porque eu deixava de fora as principais características que deveriam constar.

Assim o que devemos fazer é olhar o quão prática ela será para a NOSSA FORMA DE SE ENCAIXAR NO TEMPO. Se nenhuma obedecer ao seu critério crie a sua, eu por exemplo não tenho agenda, uso um caderno preto onde marco as coisas do meu modo e assim nunca me perco !

–          Eu disponibilizo no meu PC a minha agenda na rede da empresa ?

Legal ! Mas você lê o que escreve nela ? Sabe se alguém acompanha na rede ?  Afinal Tecnologia é um meio e não o fim.

É muito normal agente se empolgar quando nos disponibilizam tecnologia e acabar assim deixando de lado o principal que é saber se esta sendo útil. Analise essa consideração antes de continuar usando.

–          Eu converso sobre produtividade ?

A alma do negócio.

Saber o que se espera de nós e deixar claro com nossas atitudes e observações amistosas os limites de nossa capacidade é o maior motivador de uma vida melhor no seu ambiente de trabalho.

–          Eu já analisei os meus dias passados antes de compromissar os futuros ?

Importantíssimo. Tente lembrar dos fatos que já aconteceram pois existe uma grande chance deles acontecerem novamente no seu Trabalho,  quanto mais conhecimento você tiver maior são suas chances de maximizar a sua agenda. Vai ai um exemplo : As suas últimas reuniões na Ping Pong duraram mais de 2 Horas ? então na hora de marcar outra já crie um intervalo que permita estar lá por inteiro neste período de tempo.

–          Eu dependo de outras pessoas para realizar o meu trabalho ?

Todos dependemos, sempre.

Portanto vamos enumerar quais são estas pessoas e criar com elas a melhor relação possível sempre deixando claro nossos limites e capacidades. Quanto mais materializarmos o relacionamento humano mais seremos beneficiados e ajudados pelos que estão a nossa volta.

–          Eu rendo mais à tarde do que de manha ?

Ótimo, então atola esse período com as atividades mais desgastantes e deixe a manha para as menos e mais burocráticas, se a relação for ao contrário basta inverter a lógica.

Eu sei que é mais fácil escrever  do que realizar, mas lembre-se da frase que americano adora “No pain no gain” e vamos começar a criar esta lógica, uma hora ela vai ser tão visível que as próprias pessoas vão começar a demandar mais de você no tempo correto.

–          Eu gosto do que faço ?

Nenhuma agenda consegue superar a insatisfação, simplesmente porque você não esta presente de fato nas ações que se envolve.

Pare, pense e analise se é correto com os outros que dependem de você agir desse jeito e saiba que sua vida pode ser muito melhor, bastando que você esteja pleno quando estiver realizando o seu trabalho e vendo-o como uma parte boa da vida.

 

2o – Evite repassar todo o seu dia no fim da Jornada de Trabalho, só vai te ocupar tempo, faça ao contrário pense na manha seguinte em tudo que você tem de fazer.

 

3o – Evite competir com seus colegas, isso toma muito mais tempo do que tentar somar e  trabalhar em grupo.

4o – Mudar é bom e importante mas deve ser estruturado para acontecer aos poucos assim todos se acostumam com a sua nova forma de fazer e podem ver que realmente é melhor a sua produtividade.

 

5o – Converse sobre as suas tarefas com as pessoas que estão envolvidas, esta cumplicidade vai com certeza aumentar suas perspectivas de controle de tempo.

 

6o – Esteja sempre procurando a forma que mais se adequar a sua forma de ser, não caia no marasmo isso só vai fazer você perder o controle sobre a sua vida.

 

7o – Sorria sempre e veja as vezes que o “Tempo foi curto” como a única forma de se tornar o “Tempo longo”.

 

8o – É normal fazer Hora extra. Isso é muito importante.

O fato de se descobrir uma forma  própria de estar pleno no tempo da “Jornada de trabalho”, de forma nenhuma elimina a  possibilidade de se ter que fazer umas horas a mais.

 

Aproveite bem o seu tempo e crie tempo para achar aquele carinha que teve tempo para criar este tempo e descubra porque  ele o fez !

Brincadeiras à parte, a melhoria de sua Jornada de trabalho  vai com certeza ser uma benção ara sua vida pessoal, muita coisa que parece “enrolada” vai se desatar naturalmente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s