O sono sua vida

Fiquei sem dormir, virava na cama de um lado para o outro, liguei a TV, fui beber uma água e lá pelas VBN da madrugada “cochilei”…… Quando o despertador tocou tomei um susto pulei da cama e fui para o trabalho, no carro a caminho sentia o pescoço meio durão toda vez que tentava olhar para o lado…… Foi um dia de cão, as 4 da tarde eu tinha certeza que eram meia noite e meus olhos não queriam parar abertos…. O engraçado foi que quando cheguei em casa tava arrebentado mas sem sono ! Oba vou ver o jogo de basquete da NBA e a madrugada no boliche….

O ciclo se repetia, nada de dormir até que…..

Fiquei mal humorado, displicente, desconcentrado, ansioso …. tava difícil !!!!!!!!!!

OK. Esta situação ai de cima já foi vista por você, 100% dos seres humanos adultos já tiveram caso de insônia, portanto Bem vindo ao Clube.

Em uma linguagem bem simples o Sono é a hora da Faxina do corpo, igualzinho aquele batalhão de Sras. que chegam a noite no seu escritório deixando tudo brilhando e cheiroso quando você  entra na manha seguinte..

Ao dormir seu corpo se revigora.

Seu cérebro aproveita para arquivar e assimilar as informações recebidas no dia fazendo um balanço da utilidade em relação ao que já esta arquivado.

Suas células se regeneram eliminando as que já não servem e criando as que você perdeu no dia.

Seu corpo desliga várias funções que são mais úteis durante o dia quando você esta em movimento e assim preserva e descansa estes motorzinhos que o tornam ativo…..

A lista continua  bem extensa mas o grande resumo é : Ao dormir seu corpo se Revigora e a palavra é revigora porque durante o dia parte de seu vigor se esvai.

Dormir é uma parte tão fundamental para se viver melhor que devemos ter conhecimento de tudo que podemos fazer para facilitar o sono em nossa vida.

Se você é do tipo que se chateia por dormir, lamento informar mas o projeto que nos criou é antigo e não foi preparado para a sua forma de pensar homem moderno !

Academia, mercados, vídeos, Tvs, bares 24 horas, vida noturna, barulho, jornadas noturnas…… todos criados bem depois da gente…..

Portanto vamos fazer o seguinte :

Aceitar o fato que dormir é importante, é fácil :

–          Se você for católico imagine que Deus mandou você dormir e tenha isso como um dogma.

–          Se você for islâmico saiba que Maomé também dormia e esse fato o ajudou a escrever o Corão.

–          Se você for Janaista é uma boa hora para evitar tirar algumas vidas.

–          Se você for Budista saiba que o sono revigora o corpo tornando-o  mais apto a Meditar o Vazio.

–          Se você for Hare Krishna saiba que até o Sr. Caytama dormiu, esta escrito.

Ok, você ainda não aceitou o fato porque é ateu :

–          Se no final não vai sobrar nada, pelo menos dorme que o descanso tornará a sua vida mais longa !

Além de aceitar o fato, inclua alguns hábitos na sua vida !

1o – Evite refeições pesadas até duas horas antes de dormir.

2o – Não coma com sono, durma.

3o –  Goste do seu quarto, transforme-o em um ambiente que desperte em você à vontade de estar nele se sentido acolhida e descansada.

4o – Eu sei que para alguns é difícil mas tire a TV do quarto.

5o – Mantenha o seu quarto em uma temperatura agradável.

6o – Crie uma rotina de horários para dormir e acordar, seu corpo vai se acostumar a isso.

7o – Se estiver com insônia, deite na cama leia um livro leve, respire e relaxe.. mesmo sem dormir o corpo pode descansar se você não brigar com a insônia.

8o – gaste mais dinheiro com o seu colchão do que com o sofá da sala,  você é mais importante do que qualquer visita.

9o – Evite bebidas alcoólicas e se você gosta muito reduza pelo menos o número de dias que você bebe na semana.

10o – Antes de ir dormir mantenha um dialogo interno e se conscientize da importância do sono.

11o – Evite luz forte no quarto e mantenha se quiser uma luz fraca durante a noite.

12o – A cama é o local de se dormir e NÂO de se pensar em problemas, desligue a mente na cama !

13o – Se você é casada(o) crie um pacto de respeito a cama e ao sono.

14o – Desligue o telefone na hora de dormir deixando a campainha mais baixa.

15o – Evite livros muito violentos, jornais e revistas com excesso de informações ruins, mais do que induzir o sono elas atrapalham.

 

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