De manhã ao acordar !

O ato de acordar é um momento especial, é a hora em que nosso organismo esta voltando as atividades após carregar a bateria, normalmente demoramos algum tempo para que  possamos nos botar em marcha e funcionando bem ! Comparativamente nossa “maquina” esta mais próxima dos carros a álcool antigos que precisavam dar uma esquentadinha para funcionar as mil maravilhas.

Portanto :

 

1 – Ao abrir os olhos evite sair correndo !

Você já viu uma criança acordando ? Este é nosso principal exemplo, elas abrem os olhos com calma, alongam todo o corpo se espreguiçando, piscam e esfregam os olhos, mexem  a boca, esfregam o nariz…. ou seja sentem todo o seu corpo antes de sair correndo por ai…

Seja mais criança na hora que abrir os olhos

Depois antes de se levantar cumprimenta o seu mundo, diga bom dia a vida, ao seu quarto, a sua janela, a esposa, cachorro, urso de pelúcia  (Ou quem estiver por perto),  você é religioso ? se for cumprimenta o seu Deus, eu por exemplo no momento que abro meus olhos canto “Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare” e isso me faz bem, permite que independente de como eu durmo eu esteja praticando algo positivo no momento que acordo…. significa que estamos dando a chance de começar com o pensamento positivo !

Se sua religião não tem Deus cante um mantra OH Mani Padme Hum, ou apenas sorria prolongadamente e veja como é bom este exercício.

 

2 – Alongamento…

Alongar o corpo é relaxar a musculatura e deixa-la mais preparada para as diversas contrações que nossos hábitos modernos vão fazer ela sofrer durante o dia  (digitar no computador, sentar longos períodos, carregar a bolsa o dia inteiro, atender telefone sem as mãos, dirigir…), portanto o corpo quando alongado cria uma sensação de bem estar mais duradoura no dia inteiro e no momento do alongamento podemos praticar também nossa respiração.

(entra desenho de 10 alongamentos simples e não prejudiciais para qualquer idade)

 

3 – Tomando banho …..

Este é um momento tão especial !

Qual outra hora do dia você vai ter um contato tão intimo com seu corpo ?

Vai ter o prazer de se tocar toda(o) e poder observar cada detalhe de seu físico ?

Dentro do chuveiro existem muitas coisas boas que podemos fazer, vamos a algumas sugestões para deixar os seus banhos variados…

–          Lave o seu corpo com movimentos coordenados e circulares, partindo dos pés em direção a cabeça, e faça  pequenas pressões em sua musculatura toda (pés, batata da perna, joelho, coxa, nádegas, lá! barriga, lateral, costas, peito, ombros, braço, mãos, dedos, pescoço, rosto, nariz, olhos, cabeça… será que esqueci de alguma parte??), terminando com um prolongado tratamento capilar no uso de xampu e condicionador aproveitando para massagear bem a temporã e o resto da cabeça (o cérebro esta lá é a parte mais pesada do corpo e trabalha o dia inteiro, seja carinhoso com ele !), esta pequena auto massagem vai deixar o seu corpo muito melhor.

–          Concentre-se no barulho da água caindo e respire calmamente contando de 1001 a 1005 ao respirar e 1005 a 1001 ao inspirar…. possivelmente após um curto espaço de tempo (umas 8 respiradas) o som da água caindo estará mais amplificado em seu ouvido porque sua concentração nele será total. Comece então a pensar em coisas boas quando você engole o ar e comece a pensar em coisas ruins quando você solta o ar, imaginando que a água esta purificando a entrada e limpando a saída… Esta prática por uns 2 minutos diários lhe trará muita paz…

–          Cante ! Quem canta os males espanta.. e a sabedoria popular é enorme… Cante uma música, um mantra ou palavras inventadas que você goste.. solte o seu pulmão  e sua voz sem nenhuma preocupação com o fato de ser afinado ou não, o que vale é a empolgação é curtir o momento se sentir pleno e feliz ! Se você tem chuveirinho, use-o como microfone…. Ah! E lembre-se tente criar toda uma expressão corporal que acompanhe seu canto.. Você já viu um grande artista estático???

–          Se enxugue com calma e metodicamente trabalhando cada parte do corpo independente, exercite seu auto controle e observação. Respirando a cada enxugada, seja pleno neste momento.

Pode ter certeza que sairás renovado desta experiência no banheiro.

 

4 – Tomando café da manha :

Seu corpo quando acorda esta no momento que mais necessita ser ativado com combustível !! Sabe o que isso significa ??? que a sua refeição mais importante é o café da manha, aqui é que você esta habituando o seu metabolismo a funcionar, ou seja se você comer bem o corpo pensa (poxa esta na hora de eu ficar mais ativo para queimar mais energia pois o dia esta começando e estou recebendo combustível..)…. Entendeu quão importante é comer bem de manha ???

Você pode nem acreditar mas se  aproveitar bem o café da manha esta colaborando até para que seu corpo aprenda a se comportar de uma forma onde ele vai queimar mais calorias e por conseqüência você vai manter um corpo mais esbelto  e com menos propensão a engordar….

Se alimentar bem é qualitativo e não quantitativo…. 2 pães quentes com requeijão e Nescau é quantidade… Leite integral com musli, uma maça pequena e 4 biscoitos é qualidade ( e por incrível que lhe pareça vai durar mais a sensação de saciedade)…..

Ao tomar seu café, mastigue bem a comida isso vai exercitar o seu maxilar…. e no trabalho fazendo reunião e contatos o dia inteiro você vai usar muito ele !!

Existe um habito que você pode adquirir em seu café de imediato.. faça você o Café ! Crie uma relação com a comida que você vai comer, veja a fantástica metamorfose de quando juntamos coisas totalmente diferentes e as transformamos em uma só, é um reflexo de nós mesmos é ver na prática como somos unos com o mundo… Descasque a sua maça concentrado no ato em que a faca e a maça tornam-se unas, crie sua liturgia para o Café e pense em como você é afortunado de poder escolher e fazer o seu café neste mundo que vivemos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s