Auto Estima na sua vida

Essa é uma peça fundamental do bem viver, existe uma única pessoa que deve amar muito você e não é sua mãe…

IT´S YOU !

É isso ai, botei em inglês para chamar mais a atenção, você deve se amar, igualzinho aquela música do Ultraje a Rigor – “Eu me amo” (referência para quem viveu a segunda metade da  década de 80 como adolescente ou pré).

Portanto vamos abordar um pouco pequenas coisas que ajudam e valorizam a sua auto estima…..

Porque eu devo me amar ?

Parece estúpida essa pergunta, mas não é.

Muitas pessoas a fazem inconscientemente todo o dia e sem achar resposta caem no profundo abismo da apatia.

Você deve se amar porque senão jamais vai gerar a capacidade de amar plenamente o outro. Sem amar o outro plenamente tudo o que você fizer será construir cristais bonitos que se quebram quando cai  e ser nuvem passageira que com o vento se vai (viva a MPB ! valorizar o que é nosso ajuda a auto estima).

E tenha certeza que tudo, tudo, tudinho que você tem, acumulou ou aplicou no Fundo de ações e pagou na Previdência Privada  não vai te  ajudar em  nada, ser triste me Paris ou no Rio de Janeiro é tão ruim quanto, o ditado que fala o contrario é totalmente, absurdamente errado.

Portanto :

1o ame você e depois ame plenamente aos outros.

 

Sim e agora que me amo o que faço ?

Ame outras pessoas !

Mas primeiro sinta plenamente este amor e veja como é bom ter ele como um padrão do que você quer dar para os outros.

Olhe para o seu lado e veja quem esta lá…

Você realmente ama essa pessoa ?

Então fale sobre os seus gostos, sonhos, diga-me quando você foi fundamental na vida dela pela última vez, quando você sorriu e não falou nada, abraçou e não pediu, deu carinho sem cobrar.

As vezes passamos 30 anos ao lado de alguém e nem sabemos qual a sua cor preferida ou o seu maior sonho e uma coisa singela como qual a sua cidade preferida agente não tem noção, isso não é amor, é proteção, é criar um ambiente onde nos sentimos protegidos.

Quem ama não briga conversa.

Quem ama não impõe chega a consenso.

Quem ama não cobra, dá.

Quem ama não apaga, acende.

E por ai vai…..

 

Eu estava brincando acho que ainda não sei se me amo assim para sair dando para os outros …

É por isso que devemos pensar e cultivar este amor por nós, porque nesse momento não vai existir dúvida de que daremos o amor para outros.

E quanto mais amarmos os outros mais vamos amar a nós e conhecer o nosso caminho.

A proteção à segurança vai ser você.

 

Ok me dá aquelas dicas :

Um bom começo é você listar todas as qualidades que tem em uma folha de papel, e ao lado fazer uma coluna dos defeitos também. Fazer esta lista é muito fácil, basta lembrar de todas as facetas de sua personalidade que agradam em cheio a você, por exemplo : Sou uma pessoa agradável, que sempre esta sorrindo e procurando ajudar as pessoas, cozinho bem  e sou animada para programas sociais com meus amigos.

Se  você faz o estilo pessimista vai pensar assim :

“Pó ! to sempre tentando agradar os outros e só me dou mal por ser a boazinha, pareço a babacona sempre rindo  e o pior é que tem gente que só me convida para ir a casa pensando me me jogar na cozinha para afazer aquele pratinho e na hora de animar a festa sempre chamam a palhaça aqui !”

VEJA QUE AS DUAS FORMAS CHEGAM AO MESMO PONTO

Portanto mesmo estando com a auto estima muito baixa você vê suas virtudes, basta procurar……

A continuação depois de fazer a lista é lembrar de todos os sucessos que já alcançou justamente por ter qualidades , como “Ganhei aquela corrida porque a minha tenacidade nunca me deixa desistir” ou  “Consegui tirar 10 na prova porque sou dedicado aos estudos”, “Fiquei emocionado com a homenagem daquele paciente no meu aniversário”…..

Agora que já temos Qualidades e Sucessos, vamos procurar saber quais são as metas que você deve ter como objetivo para aumentar suas qualidades e sucessos ( por exemplo, se eu conseguisse ser menos impaciente iria fechar mais vendas, tenho que mostrar mais interesse no cliente que  no contrato..), o IMPORTANTE Ao se definir metas é que elas sejam alcançáveis e que tenhamos somente UMA e depois que a alcançarmos OUTRA e assim por diante.

Qualidade, sucesso, meta a alcançar… nossa auto estima esta subindo e ai entramos em um território nebuloso, o dos OBJETIVOS, aonde queremos chegar ? devemos ter um que seja pautado pelas nossas habilidades e possibilidades, assim a cada passo que nos deixa próximos nossa auto estima sobe mais um pouco, lembre-se que os objetivos não podem ser um meio e sim um fim ! (“Criar um ambiente melhor aqui em casa aumentando as horas que dedico aos meus filhos” é um fim “Comprar o novo Carro da FTGHJ vermelho” é um meio ).

Bom agora você se acha o “Number One” tem várias qualidades, conhece seus sucessos, cumpre as metas de sua vida e esta ali próximo do seu objetivo ….. Sorry !

Mas daí a queda ainda é alta faltam 3 passos que entrelaçam tudo que falamos acima e são a base que vai permitir você se levantar toda a vez que cair, são assim como uma cama elástica, você cai lá do alto mas com  embalo volta para mais pertinho…..

Mude aos poucos – Ta  tudo indo bem ? então começe a mudar….. Lembra daquela lista de defeitos lá de cima ? Notou que não falei dela ??? pois é aqui é que ela entra. Comece a mudar o que esta escrito lá, agora você já desenvolveu mais a sua lucidez para mudar…

Eu sei que mudar é… Foda… desculpa a palavra mais aqui ela dá a dramaticidade da idéia……

Então vem o 2o item, tenha um Modelo, alguém que você admira e queira balizar a sua vida por ela, é como um diapasão que vai vibrar e ajudar você a se afinar.. Eu por exemplo tenho 3 Budha, Jesus (o homem), Shantideva e no entry level Gandhi e  Martin Luther King como pessoas próximas que estão ali filmados para eu ver quando quiser. Crie os seus !

E o 3o item e mais importante, pois sem ele tudo pode se perder :

“Esqueça o passado, viva o presente em cada segundo”.

 

Siga os passos acima e você vai ver que os resultados aparecem,….

 

Você escreve um monte de coisas , mas e a sua auto    estima ?

 

Levei 7 anos para sentir que ela é plena, profunda e surgiu no minuto que entendi a filosofia de Gandhi.

Nada na vida vem fácil, mas os méritos e coisas boas que criamos acontecem a cada segundo.

 

Mais alguma coisa ????

 

Sim, durante o processo todo tenha amigos, pessoas que você confia e pode falar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s