À Tarde no trabalho

Chega àquela hora do dia em que você começa a se sentir cansado.

E porque isso ocorre ??

Simplesmente porque em relação aos milhões de anos que temos nas costas evoluindo, a revolução industrial que criou a era que vivemos  tem só uns 100 aninhos (um pouquinho mais para os amantes de data…) e continua se modificando a olhos vistos ….

com isso a relação de nossa vida e os hábitos que nosso corpo tem ainda  são diferentes da realidade de hoje, ou seja ainda estamos nos adaptando a esta vida de escritório, fax, computador, iluminação artificial…..

Mas existem muitas coisas boas que podemos fazer para melhorar esta situação, e todas muito simples !

–          Após o almoço ande um pouco antes de ir sentar e trabalhar, se optar por almoçar no escritório, após comer, levante e ande nem que seja até o hall do elevador, sala do cafezinho e quebre um pouco a sua rotina.

–          Feche os olhos e cubra os dois com as mãos respirando calmamente e contando até 60 (1 minuto), o ato de cobrir os olhos e deixar totalmente escuro, é excelente para revigorar a sua capacidade de percepção de imagens. Com esta prática 3 x na sua tarde você vai  se sentir muito melhor, é como um alongamento para os olhos já que são um órgão sensorial que trabalha constantemente captando uma quantidade enorme de informações a todo instante.

–  Deixe o telefone tocar pelo menos 3 vezes antes de atender,  acabando o que você esta fazendo neste momento, sem correria ou alardes, qualquer um que esta ligando pode esperar um pouco e você assim consegue criar uma transição do foco de sua atenção de uma tarefa para a outra sem se sentir disperso ou perdido.

–          Troque de posição várias vezes por dia, somos naturalmente  equipados com todas as ferramentas da natureza para sermos ativos, e nosso corpo se recente de uma única postura  por muito tempo, por incrível que pareça pequenas mudanças e ajustes já distribuem de forma diferenciada a carga que estamos expostos.

–          O fato de você criar na sua cabeça que existe  uma lógica profunda entre passar o dia inteiro com uma maça na barriga e outra parada a sua frente para comer com os olhos ou qualquer uma das diversas dietas milagrosas que existem, não significa em absoluto que seu corpo tenha que concordar com isso, assim crie o hábito de no meio da tarde parar uns 2 minutinhos e coma uma barra de cereal ou uma fruta preferencialmente, senão até um biscoitinho leve, dessa forma você esta criando duas relações importantes :                 1a esta dando um carinho para o seu  corpo e valorizando sua auto estima, criando de forma lúdica um tempo só seu, que deve ser usado para pensar em você, respirar e aproveitar o que esta sendo comido como finte de energia, lembre-se que muitas pessoas no mundo não podem comer na hora que querem, esse é um privilégio de poucos. 2a Glicose ! seu corpo recebe uma fonte fundamental de reposição de energia., atualmente a vida atribulada que levamos apesar de muitas vezes acharmos sedentária também gera um desgaste que se reflete no aspecto físico.

–          Troque o cafezinho da tarde por chá, existem muitas boas opções para este período do dia como Camomila, Erva Cidreira, Macela, Erva Doce que adoçadas com um pouquinho de mel ficam uma delicia, cada um destes chás citados são de ervas populares e com um largo espectro de benefícios para uma vida sedentária (calmante, digestivo….).

–          Flexibilize sua agenda, se for possível espalhe os seus compromissos entre a manha e à tarde, assim toda vez que der você esta criando equilíbrio entre diversas ações que deverão ser feitas.

–          Aproveite todas as oportunidades que tiver para se movimentar : Passe você mesmo os faxes, tire suas fotocópias, leve o material até onde ele deva ser deixado.

–          Após o almoço crie a estratégia da sua tarde, veja tudo  que já esta marcado par ser feito e distribua de uma forma que intercale as diversas atividades, assim você ajuda a sua mente a relaxar trabalhando, às vezes a possibilidade de mudar o foco por algum tempo já é em si uma excelente terapia, mantenha o costume de ter a agenda da manha e a da tarde.

–          Se espreguice ! estica que nem gato faz quando acorda  e enquanto estiver espreguiçando vai soltando todo o ar que puder pela boca até se sentir vazio, faça isso umas 2 vezes durante à tarde .

E sempre lembre que a hora de ir embora para casa, muito mais do que um momento de correr, é o instante em que você pode e deve refletir sobre o seu dia  e arrumar a sua mesa para sair é uma forma de criar uma liturgia de encerramento do dia de trabalho, mantendo em mente todos os benefícios acumulados naquele dia, e encerrando com o sentido de missão cumprida.

Se você encerrar o seu dia de trabalho com calma, existe uma  possibilidade muito grande de que todas as atividades que ainda estão por vir sejam muito mais  proveitosas e calmas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s