Tipo de grupos

Na Arteterapia temos a possibilidade de interagir diversos formatos e materiais diferentes na atividade terapêutica, no caso de nosso atendimento, optamos em função do espaço e tempo disponível pelas técnicas de :

 1 – Desenho :

No desenho, a coordenação motora fina é bastante trabalhada, portanto o controle é essencial, não só o motor, mas principalmente o intelectual. A atenção, a concentração e o contato com a realidade são explorados.

O desenho de cópia, enfoca a atenção na realidade exterior, e é indicado em pessoas que fantasiam, sonham, obrigando-as a perceber e reproduzir a realidade tal como ela é. A imensa dificuldade que encontram em reproduzir, não é só o medo de errar, é a própria dificuldade de dar direcionamento em sua vida. É indicado para pessoas dispersas, sonhadoras, confusas e adolescentes.

No desenho livre, as pessoas entram em contato com sua realidade interna, deixando fluir conteúdos que estejam ao ponto de emergir.

Nos desenhos dirigidos, aqueles feitos a partir de um tema que o Arteterapeuta escolhe, os indivíduos entram em contato com sua realidade, mobilizando emoções bloqueadas que precisam vir à tona.

Indicados para pessoas deprimidas, com tônus vital rebaixado.

Quando preferimos os desenhos monocromáticos, trabalhamos com emoções superficiais, a nível periférico; e quando utilizamos o colorido, lidamos com os profundos.

Não é necessária análise do desenho, e sim a análise da interpretação do indivíduo com relação ao feito.

 2 – Recorte & Colagem.

Criar a partir daquilo que já existe, dando uma nova forma ou utilização a algo que já esta descartado de sua função principal, a colagem nos permite expressão via a reciclagem, o despertar de nossos símbolos pela desconstrução de algo já existente, o aflorar de tudo aquilo que é novo e consegue se manifestar inspirado pelo material a nossa frente.

As vezes pode ser uma ponta de jornal, a frase de uma revista ou um pequeno papel rasgado e prateado de um embrulho..

Trabalhamos com uma infinidade de papéis recicláveis que estão disponíveis para serem  cortados e colados de acordo com a composição que vai ser feita.

Revistas, papéis coloridos, plásticos, papéis de presente usados, jornais, adesivos… se encontram entre os materiais que podem ser cortados.

Utilizamos como instrumentos de trabalho principal a tesoura, cola bastão e cola colorida para criar nossas intervenções em papéis variados e preferencialmente com gramatura superior.

 3 – Poesia e Escrito Terapia.

As palavras são poderosas !

Sua energia pode mover montanhas alterar sonhos e abrir novos campos de percepção.

Quem não se lembra do 1o livro que leu, da 1a vez que ouviu uma poesia e se emocionou com um texto, a escrita e a declamação são formas de expressar em uma linguagem universal aquilo que realizamos conscientemente ou pelo menos podemos expressar em um formato que é compreensível a maioria.

Aqui somos impelidos a nos expressar artisticamente com  a utilização da pena e do papel criando e declamando poesias e textos.

Utilizamos  primordialmente papel, caderno, caneta , lápis e livros diversos para escrita, leitura e declamação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s